quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Meu encontro com Bento XVI: o Doce CRISTO na Terra!





“A ti corremos Angélico Pastor em ti nós vemos o Doce Redentor!” (Hino Pontifício) 

Santa Catarina de Sena, doutora da Igreja e uma das mulheres mais importantes na história da Igreja Medieval referindo-se ao Papa disse: “Tu és o Doce CRISTO na Terra!” 

Foi com esse desejo de encontrar com esta “doce face de CRISTO” que no inesquecível dia 06 de setembro acordei cedo e subi até Castel Gandolfo para encontrar-me com o Vigário de CRISTO. 

Na noite anterior quase não conseguia dormir. Durante a madrugada acordava diversas vezes, a noite parecia não ter fim de tanta ansiedade. Marcamos a saída do Seminário às 6:00 da manhã, para tanto acordei às 4:45. 

Saímos rapidamente do seminário com destino a estação do Metrô e chegamos ao Termine às 7:15. Pegamos o primeiro trem com destino a Castel Gandolfo que saía exatamente em cinco minutos. Chegamos em Castel Gandolfo depois das 8 da manhã. 

Em Castel Gandolfo tomamos um café e passamos alguns minutos conhecendo aquela pequena e bela cidade. 

Por volta das 10 horas os Bispos Brasileiros chegaram. E fomos convidados a entrar no Palácio Pontifício. Nesta hora, comecei a ficar mais emocionado... “meu DEUS é verdade! Estou aqui...” 

Cumprimentamos rapidamente os bispos e logo fizeram as listas dos que iam acompanhar os Bispos. Como alguns bispos não iam com nenhum padre ou seminarista e Dom Marco Eugênio entrou com quatro padres, nós entramos com outros bispos! No meu caso acompanhei Dom Cristiano Jakob Krapf, bispo de Jequié – BA. 

Ficamos aguardando um tempo e logo fomos chamados para entrar no Palácio. O lugar é muito belo e muito simples, mas de um bom gosto esplêndido. Passamos por um corredor com algumas salas e fomos direto ao elevador. Os bispos subiram primeiro e logo depois nós subimos. Passamos por alguns salões, entre eles um maior no qual o Santo Padre recebeu alguns dias depois todo o grupo dos bispos do Regional. Fomos encaminhados para uma pequena sala para ali aguardarmos o tão esperado momento. 

Na sala alguns seminaristas e os padres que estavam acompanhando os bispos começaram a conversar, falar do local, da graça de estarem ali. No meu caso comecei a ficar ansioso, não conseguia ficar sentado... começava a imaginar: Ali está Pedro! Ali está a Igreja! E eu o encontrarei dentro em breve... 

O coração começava a bater num ritmo mais acelerado, as mãos começavam a ficar frias... 
Aos poucos eram chamados os grupos, primeiro o grupo de Dom Marco Eugênio, depois Dom Ricardo... Dom Itamar, bispo de Feira de Santana, cada vez que a porta abria eu ficava mais ansioso. 

Um dos secretários de Sua Santidade veio e chamou o grupo de Dom Cristiano no momento eu pensei: “é agora!” Contudo, fomos para uma ante-sala e o Monsenhor passou a nos explicar como seria a visita e como deveríamos cumprimentar o Santo Padre. 

Fiquei perplexo, nem sabia ao certo o que o Monsenhor estava falando, a única que queria era ver o Papa. Comecei a imaginar, o Santo Padre está ali, depois daquela porta. Os seminaristas de Estância que estavam com Dom Ricardo saíram, porém o bispo continuou para a sua conversa em particular com o Santo Padre. 

Eu fiquei ali, parado junto à porta, não podia falar porque o coração tinha acelerado... e não consigo lembrar de nada... ficava só imaginando o Santo Padre está ali! 

De repente toca um sino e o bispo sai. A porta permanece fechada por alguns segundos e, logo um dos secretários do Santo Padre que estava com ele na sala abre a porta. 

Quando a porta é aberta vejo alguém de branco e no meu coração eu gritava: “É Pedro! Tu és Pedro!” (Cf. Mt 16,18) Eu não imaginava que o Papa ia estar junto à porta pensava que íamos entrar e encontrá-lo sentado numa cadeira... que engano! Pedro vem ao nosso ao encontro! Saúda alegremente Dom Cristiano: “Exelenza!” Exclama o Papa! Logo depois ele saúda o Padre Tiago e o Padre André que entraram no mesmo grupo. Fiquei apenas contemplando a cena! 

Quando eles saem, vejo o olhar do Santo Padre se dirige a mim... fui direto a beijar-lhe o anel! Como eu queria ter ajoelhado para beijar o anel de pescador... contudo respeitando o protocolo apenas me curvei... 

 A emoção era tão grande que se alguém me perguntasse como era o anel do Papa a única resposta que posso dar é que era dourado, pois já tinha visto em fotos! Beijei o anel... mas não o vi! Não vi também nem se portava a Cruz Peitoral, mas de certo estava com ela... as fotos depois provam que estava! 

 O olhar do Santo Padre foi o que mais me cativou! Ele mirou dentro dos meus olhos e perguntou: - Meu filho quem és? Eu lhes disse que era Seminarista, Sergipano e da Arquidiocese Militar! O Santo Padre sorriu! - Da Arquidiocese Militar? Que vocação importante! Depois perguntou: - o que fazes? Teologia, Santidade, o respondi! 

O Santo Padre continuou a conversa: – Entrasteste no Seminário já maduro! Que coisa boa! Aproveites muito a tua formação sacerdotal, para que ela te conduza a santidade e ao bem das almas! 

Aquele olhar penetrante do Papa tocou o mais íntimo do meu coração! Suas palavras foram tão firmes e ao mesmo tempo tão suaves que me cativaram ainda mais! Como aquele homem é capaz de falar do essencial! 

Como canta o hino Pontifício: “A voz de Pedro na tua o mundo escuta. Conforto e escudo de quem combate e luta!” Naquele dia, escutei a voz de Pedro, proferida pelo seu Sucessor, que é o Vigário de CRISTO! 

Da mesma forma que durante tantos anos pessoas do mundo inteiro acorreram a Roma para ver o grande Papa João Paulo II, hoje do mundo inteiro as pessoas correm novamente para Roma, mas não para ver o Papa, mas principalmente para ouvi-lo: “O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas e as ovelhas reconhecem a sua voz!” (cf. Jo, 10) 


Obrigado, Santidade! Obrigado por ouvir a tua voz de Pastor, tu que és o Doce CRISTO na Terra! 

Agradeço pelo teu exemplo de fidelidade a CRISTO e à Igreja sem temer os uivos dos lobos que se manifestam contra CRISTO, contra a Igreja e contra o seu pontificado! 

“Salve, Santo Padre! 
Vivas tanto ou mais que Pedro! Desça qual meu do rochedo a [tua] benção paternal!” (Hino Pontifício) 

4 comentários:

  1. Parabéns irmão, estamos rezando por ti aqui no Mater, lembre-se de nós ai a Cidade Eterna. Grande Abraço. Sem. Elton Geraldo - Arq. Militar do Brasil

    ResponderExcluir
  2. lindo, irmãi fiquei emocionada.....e percebi que colocou minhas observaçoes. bjs amooo

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por dividir esse esplêndido momento conosco Wendel... Depois de tanto suspense enfim conseguiu o que muitos sonham...

    ResponderExcluir
  4. A sua alegria e seu entisiasmo são contagiantes. Viva cada um desses momentos com toda a intensidade.É o que vc quer, é o que vc sonhou. Essas emoções vão lhe acompanhar sempre e darão ainda mais vigor ao seu sacerdócio.

    ResponderExcluir