segunda-feira, 15 de maio de 2017

Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica

Homilia realizada em 01 de maio de 2016 

Igreja Católica e Apostólica




Padre Wendell nos fala, nesta homilia, sobre dois atributos da Igreja: CATÓLICA E APOSTÓLICA.

Leituras do dia:

Primeira Leitura At 15,1-2. 22-29
Segunda Leitura Ap 21,10-14. 22-23
Evangelho Jo 14,23-29

Trecho da segunda leitura:
10 Um anjo me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino.12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel.13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente.
Pequeno trecho da homilia: "O que significa essas doze portas voltadas para cada região? Tendo um anjo, uma tribo de Israel e um apóstolo. Significa a catolicidade da Igreja. Essa cidade [a Cidade Santa] é universal, ela não pertence aos judeus... Esta Igreja pertencente à todos os povos, nações e línguas. Todos esses povos entrarão por estas portas... Toda humanidade entrará por essas portas. Viverá e se alimentará dessa presença do Cordeiro, que será tudo em todos. A IGREJA É PARA TODOS. É o que encontramos na primeira leitura de hoje. Quando alguns judeus disseram... 'A salvação virá pela circuncisão...' Paulo e Barnabé, voltam a Jerusalém, consultam os apóstolos e junto com eles e dizem: 'Não! A salvação vem de Nosso Senhor Jesus!... Porque decidimos, o Espírito Santo e nós!...' Esta realidade... é verdade de fé. O Espírito Santo auxilia a Igreja, é defensor da Igreja contra todo o mal... A Igreja tem a assistência do Espírito Santo... É por esta assistência do Espírito Santo que nós dizemos que ela é APOSTÓLICA, fundamentada nos doze apóstolos, não somente fundada pelos apóstolos há 2 mil anos atrás, mas ainda fundamentada nos apóstolos... A missão dos apóstolos continua...
É por isso que quando a Igreja fala. ela diz, 'o Espírito Santo e nós definimos que...' Foi o que a Igreja fez nesses dois mil anos. Se levantam tantas doutrinas e ela diz: o Espírito Santo e nós definimos que 'Jesus Cristo é verdadeiro Deus... o Espírito Santo é verdadeiro Deus... Maria nasceu concebida sem a mancha do pecado original', são verdades da fé que a Igreja usa essa mesma expressão... 'o Espírito Santo e nós definimos que'. Por isso a Igreja se apresenta ao mundo como: Una, Santa, Católica e Apostolica... essa é uma verdade de fé."




Nenhum comentário:

Postar um comentário