“Um testemunho comovedor de amor pastoral pelas crianças foi dado pelo meu predecessor São Pio X, com a sua decisão acerca da Primeira Comunhão. Ele não somente reduziu a idade necessária para aproximar-se da Mesa do Senhor, fruto este de que eu mesmo gozei em maio de 1929, mas ofereceu também a possibilidade de receber a Comunhão até mesmo antes de ter completado sete anos de idade, caso a criança em questão demonstre um discernimento que se possa considerar suficiente. A Sagrada Comunhão antecipada foi uma decisão pastoral que merece ser recordada e elogiada. Ela produziu muitos frutos de santidade e de apostolado entre as crianças, favorecendo o surgimento de mais vocações sacerdotais” (João Paulo II, Levai-vos, vamos!)
"Este costume que , sob o pretexto de acautelar o respeito devido ao Augusto Sacramento , afasta dele os fiéis, foi causa de males sem conta . Sucedia, de fato , que a inocência da criança , arrancada às carícias de Jesus Cristo , não se alimentava de nenhuma seiva interior ; e – desastrada conseqüência ! – a juventude , privada de socorro eficaz e cercada de laços , perdia a sua candura e resvalava no vício, antes de ter saboreado os Santos Mistérios" (Quam Singulari)
Decreto “Quam singulari”
Conclusão forçosa e necessária
Normas a seguir
Conclusão
Não obstam quaisquer disposições em contrário .
Dado em Roma no palácio da mesma Sagrada Congregação a 8 de agosto de 1910.
Em 1910, o Santo Padre São Pio X promulgou o decreto papal "Quam singulari" que regulamenta sobre a Primeira Confissão e Primeira Comunhão das crianças que devem acontecer quando a criança adquire a "idade da razão", por volta dos 07 anos.
É de lamentar que hoje esta norma não vem sendo seguida, principalmente na época em que vivemos nas quais as crianças adquirem uma grande quantidade de conhecimento e informação através da escola, dos jogos eletrônicos, dos esportes, da informática e da Internet.
É imprescindível que os pais, sacerdotes e catequistas de hoje valorizem a Primeira Comunhão das crianças e possam levar este Santíssimo Sacramento às crianças, ainda na sua pureza antes que o "mundo" de hoje roube a sua inocência e conduza às nossas crianças para os caminhos da impureza, dos vícios e dos maus costumes, "o que talvez se pudesseter evitado, recebendo a Santa Eucaristia em idade mais tenra ." (Quam singulari)
Acredito que é necessário "reacender" a valorização deste Sacramento é urgente que Nosso SENHOR venha habitar nestas almas antes de qualquer artimanha do inimigo.
Acreditamos verdadeiramente que na Sagrada Comunhão Eucarística está realmente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor JESUS CRISTO?
Então, com afinco e destemor devemos levar JESUS às almas... e hoje, mais do que na época de São Pio X é importante que JESUS Sacramentado venha mais cedo às nossas crianças, para que eles sejam transformadas por este Alimento Salutar...
Abaixo o Decreto:
S. CONGREGAÇÃO DOS SACRAMENTOS
1. As paginas do Santo Evangelho manifestam às claras osingular amor que Jesus Cristo teve aos meninos ,durante os dias da sua vida mortal . Eram suas delícias estar no meio deles; costumava impor-lhes as mãos , abraçava-os e abençoava-os. Levou a mal que os seus discípulos os apartassem dele, repreendendo-os com aquelas graves palavras : deixai que os meninos venham a mim , e não os proibais, pois deles é o Reino de Deus (Mc 10, 13. 14. 16). E quanto estimava a sua inocência e a candura de suas almas , bem o manifestou quando , chamando a um menino , disse a seus discípulos : Na verdade vos digo, se não vos fizerdes como meninos , não entrareis no reino dos céus . Todo aquele que se humilhar como este menino , este é o maior no reino dos céus : E aquele que receber um menino tal como estes em meu nome , a Mim é que recebe (Mt 18, 3. 4. 5).
A disciplina da Igreja primitiva
2. Tendo presente tudo isto , a Igreja Católica , logo desde seus princípios , curou de aproximar os pequeninos de Cristo , valendo-se da Comunhão Eucarística, que costumava administrar-lhes sendo ainda meninos depeito . Isto , como aparece prescrito em quase todos os Rituais antigos até o século XII, fazia-se no ato doBatismo , costume que em alguns sítios perseverou até tempos posteriores , e que ainda subsiste entre os gregos e os orientais . E para arredar o perigo de que os meninos de peito vomitassem o Pão consagrado, logo de princípio se generalizou o costume de administrar-lhes a Sagrada Eucaristia debaixo da espécie de vinho .
3. E não só no ato do Batismo , mas também depois , e repetidas vezes , os meninos eram alimentados com esse divino manjar , pois foi costume de algumas igrejas dar a Comunhão aos meninos imediatamente depois de comungar o clero ; e noutras partes , depois daComunhão dos adultos , os meninos recebiam os fragmentos que sobravam.
4. Este costume desapareceu mais tarde na Igreja latina , e os meninos não eram admitidos à sagrada Mes a enquanto o uso da razão não estivesse de algum modo desperto neles e pudessem ter alguma idéia do Augusto Sacramento. Esta nova disciplina , já aceita nalguns Sínodos particulares , foi confirmada com a sanção solene do IV Concilio ecumênico de Latrão no ano de 1215, no célebre cânon XXI, no qual aos fiéis, depois de atingirem a idade da razão , se prescreve a Confissão sacramental e a Sagrada Comunhão : “Todo e qualquer fiel de um e outro sexo , apenas chegar aos anos dadiscrição , confesse fielmente todos os seus pecados ao próprio sacerdote , ao menos uma vez no ano , e faça por cumprir a penitência imposta , recebendo com reverência ao menos na Páscoa o Sacramento da Eucaristia , a não ser que , por conselho do próprio sacerdote e por algum motivo razoável , haja de se abster desta Comunhão por algum tempo ”.
5. O Concilio de Trento (sessão XXI, de Communione, c. 4), sem de modo algum reprovar a antiga disciplina ,que era administrar a Eucaristia às crianças antes daidade de razão , confirmou o decreto de Latrão, e anatematizou os partidários da opinião contrária : “Se alguém negar que os cristãos dos dois sexos , todos e cada um , chegados à idade de discrição , são obrigados a comungar a cada ano pelo menos na Páscoa , consoante o preceito da nossa Santa Madre Igreja , seja anátema ” (Sess. XIII, De Eucharistia, c. d, cân. 9).
6. Portanto , por força do decreto de Latrão mais acima citado e sempre em vigor , os fiéis, desde que tenham atingido a idade da discrição , são obrigados a aproximar-se, ao menos uma vez por ano , dos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia .
Gravíssimos abusos
7. Mas , na determinação desta idade da razão ou dadiscrição , introduziram-se com o decorrer do tempo numerosos e deploráveis abusos . Uns julgavam que podiam determinar-se duas idades distintas, uma para o Sacramento da Penitência , outro para receber a Eucaristia . Para a Penitência , segundo eles , idade dadiscrição devia significar aquela em que se pode distinguir o bem do mal , e portanto , pecar ; mas para a Eucaristia exigiam uma idade mais adiantada, em que os meninos pudessem apresentar um conhecimento mais completo da Religião e uma disposição de espírito mais amadurecida e ponderada . E assim , consoante a variedade dos usos e das opiniões , a idade da Primeira Comunhão foi fixada aqui aos 10 ou 12 anos , acolá aos 14 ou mais ainda , proibindo-se às crianças e aos adolescentes de menos idade a Comunhão .
8. Este costume que , sob o pretexto de acautelar o respeito devido ao Augusto Sacramento , afasta dele os fiéis, foi causa de males sem conta . Sucedia, de fato , que a inocência da criança , arrancada às carícias de Jesus Cristo , não se alimentava de nenhuma seiva interior ; e – desastrada conseqüência ! – a juventude , privada de socorro eficaz e cercada de laços , perdia a sua candura e resvalava no vício, antes de ter saboreado os Santos Mistérios . E ainda que se preparasse a Primeira Comunhão por uma formação mais séria e uma Confissão mais cuidada , o que aliás se não faz em toda parte , sempre é muito para deplorar a perda da inocência batismal, o que talvez se pudesseter evitado, recebendo a Santa Eucaristia em idade mais tenra .
9. Nem merece menor censura o costume existente em muitos lugares de não confessarem os meninos não admitidos à Sagrada Mesa , ou de não os absolver , com o que é muito fácil que permaneçam longo tempo em estado de pecado , com gravíssimo perigo para sua salvação.
10. E o mais grave ainda é que em alguns lugares , aos meninos não admitidos à primeira Comunhão , nem mesmo em perigo de morte se lhes permite receber o Santo Viático e, se falecem, enterrados como crianças , não são ajudados pelos sufrágios da Igreja .
11. Tais danos ocasionam os que se preocupam mais do que é justo em que à Primeira Comunhão antecedam preparações extraordinárias, não atentando que essas excessivas precauções são restos de erros dos jansenistas, que sustentavam que a Santíssima Eucaristia era prêmio , não medicina da fragilidade humana .
12. Muito ao contrário pensara o Concilio de Trento, que ensina que ele é “o antídoto por meio do qual somos livres das culpas cotidianas e preservados dos pecados mortais ” (Sess. XIII, de Eucharistia), doutrina que ainda há pouco foi instantaneamente inculcada pela Sagrada Congregação do Concilio no decreto publicado a 26 de dezembro de 1905, no qual a todos se recomenda a Comunhão cotidiana , quer sejam pessoas duma idade mais adiantada, quer de tenros anos , contanto que satisfaçam as duas condições : estado de graça e intenção reta da vontade .
13. Nem se vê , na verdade , o motivo justo por que , distribuindo-se antigamente às crianças , ainda mesmo de peito , os restos das sagradas espécies , afora se exija uma preparação extraordinária das crianças que ainda se encontram na condição felicíssima da primeira candura e inocência e que muito carecem daquele alimento místico, em razão de tantas ciladas e perigos que as assediam nesta idade . Estes abusos vêm de não terem indicado bem qual seja a idade de discrição aqueles que marcam uma idade para a Penitencia, outra para a Comunhão . O Concilio de Latrão determina a mesma idade para ambos os sacramentos , identificando a obrigação de receber um e outro . Por conseguinte ,assim como para a Confissão a idade da discrição é aquela que se pode distinguir o honesto do que o não é, o que se dá quando se adquire algum uso da razão , assim para Comunhão é aquela em que o pão eucarístico se pode distinguir do pão ordinário , o que se dá igualmente logo que se tem algum uso de razão .
14. Assim se entenderam os principais intérpretes do Concilio de Latrão, bem como os que viveram naquela época . E da história da Igreja consta que muitos Sínodos e decretos episcopais, já desde o século XII,pouco depois do Concilio de Latrão, admitiam à Primeira Comunhão os meninos de sete anos . Temos disso uma testemunho da máxima autoridade nas palavras do Doutor de Aquino: “Quando os meninos começam a ter algum uso da razão , de maneira a poderem sentir devoção a este sacramento (a Eucaristia ), então pode administrar-se-lhes o mesmo sacramento ” (Sum. Theol. 3 par . Q. 80, a. 9, ad 3).Este texto é comentado por Ledesma nos seguintes termos : “Afirmo consoante o parecer unânime dos autores que a todos os que tiverem uso da razão , por muito cedo que o adquiram, se deve administrar a Eucaristia , embora o menino mal saiba o que faz” (InTom . 3 p, q. 80, a. 9, Sub. 6). Vasquez explica assim a mesma passagem : “Apenas o menino atingir o uso da razão , está logo obrigado , por direito divino , de forma que nem a Igreja o pode de modo algum dispensar ” (In 3 P. S. Thom. disp. 214, c. 4, nº 63). Tal é também a posição de S. Antonino, que escreveu: “Quando (o menino ) for capaz de malícia , isto é, quando puder pecar mortalmente , está obrigado ao preceito da Confissão e por conseguinte ao da Comunhão ” (P. III, tit. 14, c. 2, § 5). Para a mesma conclusão nos leva o Concilio Tridentino. Ao lembrar-nos na Sess. XXI, c. 4, que “os meninos antes do uso da razão nenhuma necessidade e nenhuma obrigação tem de comungar ”, dá como única razão a de que não podem pecar , “visto que (diz o Concilio) nessa idade não podem perder a graça de filhos de Deus que receberam”. Donde se vê claramente que a idéia do Concilio é que os meninos só necessitam da Comunhão e estão a ela obrigados , quando pelo pecado podem perder a graça . E com estas palavras concordam as do Concilio Romano celebrado no Pontificado de Bento XIII, e que ensina que a obrigação de receber a Eucaristia começa “desde que os meninos e meninas chegarem à idade da discrição ,isto é, à idade em que estão aptos para diferençar do pão comum e profano o alimento sacramental , que não é outro senão o verdadeiro Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo , e para se aproximarem da Mesa Eucarística com a devida piedade e devoção ” (Istruzione per quei che debbono la prima volta ammetersi alla S. Communione. Append. XXX, p. 11). O Catecismo Romano , exprime-se por este teor : ”Em que idade se hão de dar aos meninos os sagrados mistérios , ninguém melhor o pode determinar do que o pai e o sacerdote , a quem eles confessam os seus pecados . A estes pertencem averiguar e saber dos meninos , se já adquiriram algum conhecimento deste admirável Sacramento e se tem gosto em o receber ” (P. II, De Sacr. Euchar., nº 63).
15. De tudo isso se deduz que a idade de discrição para comungar é aquela em que o menino sabe distinguir o pão Eucarístico do pão comum e corporal para poder devotamente aproximar-se do altar . Portanto não se exige um conhecimento completo das verdades da Fé , pois basta só conhecer alguns elementos , isto é, ter alguns conhecimentos , nem se requer o uso perfeito e cabal da razão , pois basta um princípio, isto é, algum uso da razão . Conseguintemente , protelar para mais tarde a Comunhão , e determinar idade mais adiantada para a receber , é costume que de todo se deve reprovar , e a Sé Apostólica muitas vezes o condenou. E assim Pio IX, de feliz recordação, em carta do Cardeal Antonelli aos Bispos da França, datada de 12 de março de 1866, reprovou severamente a praxe introduzida em várias dioceses de diferir a Primeira Comunhão para idade prefixa mais adiantada. Da mesma sorte a Sagrada Congregação do Concilio, a 15 de março de 1851, corrigiu um capítulo do Concilio Provincial de Ruão, que proibia dar a Comunhão aos meninos antes dos doze anos . E também assim procedeu esta Sagrada Congregação da Disciplina dos Sacramentos na causa de Estrasburgo em 25 de março de 1910, na qual , perguntando-se se podiam ou não admitir-se à Sagrada Comunhão os meninos de doze e catorze anos , respondeu: “Os meninos e meninas, logo que chegarem aos anos da discrição , ou uso da razão , devem ser admitidos a sagrada Mesa ”.
16. O que tudo visto e seriamente ponderado , esta Sagrada Congregação da disciplina dos Sacramentos , reunida em assembléia geral em 15 de julho de 1910, para acabar de todo com os mencionados abusos , e para que os meninos desde a mais tenra idade se abracem com Jesus Cristo e vivam da sua vida n’Ele encontrem preservação contra os perigos da corrupção , julgou oportuno estabelecer a seguinte norma para ser seguida em toda parte acerca da Primeira Comunhão :
I. A idade da discrição para a Comunhão é aquela em que o menino começa a raciocinar , isto é, pelos sete anos mais ou menos . Então começa a obrigação de satisfazer a ambos os preceitos da Confissão e Comunhão .
II. Para a primeira Confissão e primeira Comunhão não é necessário um pleno e perfeito conhecimento da Doutrina cristã. O menino irá depois gradualmente aprendendo todo o Catecismo segundo a sua inteligência .
III. O conhecimento da religião que se requer no menino para a primeira Comunhão é que , segundo o seu desenvolvimento , perceba os mistérios da fé necessários por necessidade de meios (necessitate medii) e distinga o pão eucarístico do pão comum e corpóreo, de sorte que se aproxime da Eucaristia com a devoção própria da sua idade .
IV. A obrigação do preceito da Confissão e Comunhão que onera o menino recai principalmente sobre aqueles que o tem ao seu cuidado , isto é, os pais , o confessor , os mestres e o pároco . Aos pais , porém , ou aos que fazem as suas vezes , e ao confessor , é que pertence admitir um menino à primeira Comunhão .
V. Uma vez ou mais no ano , cuidem os párocos de fazer alguma Comunhão geral de meninos , chamando a ela não só as crianças que comungam de novo , mas também aquelas que já comungaram pela primeira vez por consentimento dos pais e do confessor , como dissemos. Para umas e outras haja alguns dias de instrução e preparação .
VI. Os que têm a seu cuidado as crianças devem fazer com que depois da primeira Comunhão se cheguem muitas vezes à sagrada Mesa , e, se possível for, todos os dias , conforme o desejo de Jesus Cristo e da Igreja , e que o façam com a devoção própria da sua idade . Lembrem-se aqueles , a quem pertence , do gravíssimo dever que tem de providenciar para que as catequeses públicas assistam os meninos , ou ao menos provejam de algum modo à sua formação religiosa .
VII. O costume de não admitir à Confissão , e não absolver os meninos que chegarem ao uso da razão , é absolutamente reprovado. Por isso os Ordinários dos lugares cuidem de o extirpar , empregando até os remédios do Direito .
VIII. É inteiramente detestável o abuso de não administrar o Viático e a Extrema-Unção aos meninos que chegaram ao uso da razão , e de sepultá-los à maneira das crianças . Os Ordinários dos lugares castiguem severamente aqueles que disso se não emendarem.
17. O Nosso Santíssimo Senhor e Papa Pio X, em audiência de 7 do corrente mês , aprovou todas as sobreditas resoluções dos Emos. Cardeais desta Sagrada Congregação , e ordenou que se publicasse e promulgasse o presente Decreto . A todos e a cada um dos Ordinários mandou que dessem conhecimento do mesmo decreto não só aos párocos e clero , mas também ao povo , a quem Sua Santidade quer que seja lido em língua vernácula todos os anos , pelo tempo da desobriga. Os mesmos Ordinários no fim de cada período de cinco anos juntamente com o relatório dos outros negócios da diocese , deverão dar conta da observância do presente Decreto .
† O. Cardeal D. Ferrata, Prefeito .
I. Giustini, Secretário
Amei esse artigo e ja estou catequisando meus filhos para fazerem a primeira comunhão o mais cedo possivel!!!
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