sábado, 5 de junho de 2010

A devoção ao Sagrado Coração de JESUS e suas Oito Chamas

Por Fr. William Wagner, ORC

A vida espiritual é mais do que uma doutrina espiritual, mas se fosse, seria a respeito de Jesus: "Eu sou a verdade!", "Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência" (Col 2,3), e Jesus seria o nosso mestre, "Nós sabemos que és um Mestre vindo de Deus" (Jo 3,2), "um só é o vosso Mestre, o Cristo"(Mt 23, 10). A vida espiritual é mais do que a prática da virtude, mas se fosse, Jesus apresenta-se como nosso modelo: "Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração" (Mt 12, 29). Não só Jesus é o modelo, mas a fonte de nossa força, pois "a partir de sua plenitude todos nós recebemos graça sobre graça"(Jo 1, 16), e Ele nos assegura: "Minha graça é suficiente para vós" (2 Cor 12, 9). A vida espiritual é mais do que uma peregrinação, uma jornada para o céu, mas se fosse, Cristo é o caminho, o guia: "Eu sou o caminho ... ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14, 6), e "Vem e segue-Me!" (Mt 19, 21). A vida espiritual é a vida eterna aproximadamente, e, portanto, a união amorosa e  o conhecimento (visão) de Deus. O desenvolvimento da vida espiritual, portanto, é inseparável do desenvolvimento da devoção a Jesus. Ouvimos falar, é claro, sobre muitas devoções diferentes com base em práticas de oração diferente. Estes não são nossa preocupação presente, aqui, queremos refletir sobre a força da devoção e da sua expressão principal, que é a devoção ao Sagrado Coração.

A fim de melhor apreciar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus precisamos compreender a verdadeira natureza da devoção. Qual o significado de devoção? "Devoção" deriva da palavra latina que significa fazer um voto. Assim, "devoção", explica Faber, "significa uma propensão particular da alma para Deus, no qual ele se dedica compromete-se, liga-se mais, consagra-se, para o culto e serviço de Deus. Isto pode fazer pelo voto, por juramento, ou por simples sentimento. "Por sua própria natureza, tende a devoção ao compromisso permanente. Devoção, portanto, é uma virtude  agradável a Deus. São Francisco de Sales adverte que aqueles que não conhecem a natureza da verdadeira devoção será facilmente enganado e seduzido por suas inclinações próprias. Precisamos de algo maior do que nossos próprios gostos e aversões pessoais para guiar a nossa vida espiritual.
St. Thomas mostra que a devoção não é apenas uma emoção (sentimento ), mas que é uma virtude, e ato de vontade pelo qual nós prontamente nos dedicar a essas coisas que têm a ver com o serviço de Deus. A caridade nos leva, naturalmente, a aderir interiormente com toda nossa mente, vontade, força e coração à bondade divina, mas é a força da religião que nos leva a oferecer o serviço adequado e apropriado público e adoração a Deus. Devoção nos leva a fazer isso com vontade ainda maior e presteza.
Na Introdução à Vida Devota, São Francisco de Sales apresenta devoção à luz da caridade dinâmica. "Na medida em que adorna o amor divino da alma,  é  graça ... Na medida em que nos fortalece para fazer o bem,  é caridade. Quando se atingiu um grau de perfeição em que não só nos faz bem, mas também fazer isso com cuidado, com freqüência, e prontamente, ela é chamada devoção. 
A devoção não só nos faz alerta, ativo e fiel na observância dos mandamentos de Deus, mas, além disso, estimula-nos a fazer de forma rápida e carinhosamente como muitas boas obras quanto possível." Devoção, diz ele, é a rainha das virtudes, pois é a perfeição, a chama do fogo da caridade. Devoção alcança a estima dos evangélicos, e abraçar algumas delas, na medida em que a nossa vocação pessoal pode permitir.
Devoção facilita o nosso progresso no caminho da perfeição. Podemos ver o porquê Faber afirma: "Avançar para o dom da fé que nada deve prêmio tanto quanto essa devoção substancial", que se baseia o firme fundamento da fé e consiste na resolução generosa e "sólido para servir a Deus em qualquer circunstância ".

1. Sua fonte
Desde que a devoção é sobre o serviço do amor de Deus, e desde que o nosso acesso ao amor e ao serviço de Deus está dentro e através de Cristo, segue-se que a nossa devoção deve ser essencialmente centrada em Cristo. A semente da devoção ao Sagrado Coração está plantada na Sagrada Escritura. Jesus convida-nos a vir a Ele e aprender com Aquele que é "manso e humilde de coração" (Mt 11,29). São João reclina-se sobre o peito de Jesus durante a Última Ceia (cf. Jo 13,22) e as testemunhas da Cruz viram o corte do Sagrado Coração, pelo soldado da lança (cf. Jo 19,34 ss).
Esta semente germinou no início do milênio, e começou a prosperar no final da Idade Média. Os escritos e as experiências místicas de Santa Gertrudes, a Grande, ajudou a devoção a florescer. Foi reforçado pelas experiências e os escritos de Santa Margarida Maria e Sao Claude de la Colombière. Doutrinariamente, foi trazida à maturidade pelos escritos de São João Eudes, que São Pio X declarou ser o Pai, o doutor e apóstolo da devoção ao Sagrado Coração. O fruto está pronto e esperando por nós.
A verdadeira natureza das devoções é que eles encarnam formas de doutrina, ou seja, elas trazem as verdades de nossa fé até o nível da vida diária e prática, elas trazem a sua luz exemplar sobre o objetivo a ser perseguido, o caminho a ser seguido, e as coisas que deviam ser feitas e evitadas. As devoções, quando doutrina inspirada, são literalmente escolas de espiritualidade para o crescimento na fé, esperança e caridade. Através da devoção que devemos nos tornar cada vez mais perfeitamente equiparados ao Verbo de Deus encarnado, Jesus Cristo. A verdadeira devoção nos fará mais como Cristo.
 As almas querem saber: "Existe alguma maneira de saber onde eu estou avançando espiritualmente ou ir para trás?" Sim, existe. Podemos indicar dois novos sinais de saúde espiritual e vigor que refletem uma crescente intimidade com Cristo:
 - Um constante aprofundamento da consciência da própria insignificância e miséria diante de Deus. Essa consciência é de origem divina quando é recebida em grande tranquilidade interior, gratidão e  alegria no amor de Deus. Essa humildade nos torna modestos, mas servos voluntários de Deus. Temos todo o prazer transformar as nossas vontades a Ele e servir em silêncio e despretensiosamente, sempre que a Divina Providência nos coloca.
- Um desejo sincero de ser purificado por Deus da maneira e forma como Deus escolher. Este espírito de mansidão só é possível com a interioridade crescente em que a alma vive em contato permanente com Deus.O desejo de união da alma aumenta a disponibilidade para o sacrifício. Humildade e mansidão, é claro, são os atributos do Coração de Jesus. A devoção perfeita, evidentemente, deve ligar-nos a Jesus Cristo, o único meio de salvação. A devoção a Cristo, portanto, é a soma e exemplar de todas as devoções.
2. As suas razões
Cristo é a imagem, o ícone do Pai, a manifestação da divindade eterna, do amor misericordioso de Deus.Agora, o símbolo deste amor é o coração. Assim, o Sagrado Coração de Jesus significa: 1) pela sua pessoa e pelo Seu amor; 2) para a sua divindade e sua humanidade; 3) para o seu amor pelo Pai e por nós; 4) para a Sua divina e seu amor humano . Em uma palavra, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus abrange todo o mistério da união hipostática, em virtude da qual o homem, Jesus é o Filho de Deus. O Papa Pio XII escreve:
"O Coração de Jesus é o coração de uma pessoa divina, o Verbo encarnado, e por isso é representado e, por assim dizer, colocada diante de nossos olhos, todo o amor com que Ele abraçou e até agora nos envolve. Conseguinte, a honra de ser pago ao Sagrado Coração é como aumentá-lo para o posto - tanto quanto a prática é causa externa - da mais alta expressão da piedade cristã. Porque esta é a religião de Jesus, que é centrado no mediador que é Deus e homem, e de tal forma que não podemos alcançar o coração de Deus senão através do Coração de Cristo, como Ele mesmo diz: "Eu sou o caminho, a verdade ea vida, ninguém vai ao Pai senão através Me ' (Jo 14,6)".
Vamos agora considerar as ideias-chave que motivou São João Eudes, em seu grande amor para o Sagrado Coração de Jesus, de modo que entendê-las "Cristo habite em seu coração através da fé, que estando arraigados e alicerçados em amor, você pode ter o poder com todos os santos para compreender o que é a largura e comprimento, a altura ea profundidade e conhecer o amor de Cristo que ultrapassa todo o conhecimento, que pode ser preenchido com toda a plenitude de Deus "(Ef 3, 17-19). Dois pensamentos relacionados oprimido ele, em primeiro lugar:
"O Sagrado Coração de Jesus, se considerada em sua divindade ou em Sua humanidade, é mais ardentemente de amor por Seu Pai, amando-o infinitamente mais em determinado momento, que todos os corações dos anjos e santos pode amá-lo por toda a eternidade ".
A primeira dor do amante é o grande desejo é ser capaz de fazer um retorno adequado do amor para o amor.Mas como pode uma criatura responder adequadamente ao amor de Deus que é infinito? Para a criatura é impossível, mas não para Deus. a solução de Deus foi a encarnação. Deus gerou o Sagrado Coração como forma de oferecer o seu amor juntamente com o de toda a criação de volta para o pai. Com nós Cristo, na Sua humanidade, é uma criatura: o Sagrado Coração de Jesus retoma o amor de todos os anjos e santos, e de cada um de nós, pobres pecadores, como tantos outros pequenos afluentes em seu próprio fluxo enorme de amor que flui de volta para o mar infinito do amor divino. Em Cristo, nosso amor foi feito digno do Pai, por Cristo, que é um com o Pai em ser e  santidade, se dignou a fazer o nosso amor e orações parte do seu próprio. Podemos chamar este o primeiro grande "divinização" do nosso amor.
O segundo pensamento que alegrou o coração de São João Eudes se expande na primeira:
[Jesus, o Filho de Deus] "quis ser a nossa cabeça e nos escolheu como seus membros. Ele associou-nos com Ele em Seu [inefável amor para o Pai]. Ele nos deu, como resultado, o poder de amar o Pai com o [imenso] mesmo amor com que ele ama [o Pai], com um amor eterno, ilimitado e infinito. "
"Para compreender esta verdade, ele explica que é preciso considerar três pontos importantes: Primeiro, que o amor do Filho de Deus para o Seu Pai Celestial, sendo eterno e divino, não passa, mas permanece para sempre. Em segundo lugar, por causa do amor do Filho de Deus por Seu Pai enche todas as coisas pela sua imensidão, com conseqüente habita em nós e em nossos corações. - "Intimo meo intimior", como diz Santo Agostinho. Portanto, não precisamos de estar a olhar para fora de nós o amor daquele que está tão intimamente presente e amoroso dentro de nós. Em terceiro lugar, uma vez que o Pai de Jesus deu-nos todas as coisas nele (cf. Rom 8,32 e Lc 15,29: "Filho, tudo o que eu tenho é seu."), segue-se que "o amor do Filho de Deus o Pai tem dado a nós como um presente que nos pertence e que podemos e devemos usar como uma posse que é nosso. "
Certamente, então, o amor de Cristo é o nosso maior talento, e não apenas um dom que recebem passivamente, mas verdadeiramente um talento bíblico que vamos regando para que ele cresça e multiplique. E este é o ponto de vista prático de São João Eudes. Como pode lucrar mais de nós o dom total do Sagrado Coração de Jesus com o seu tesouro infinito do amor. Apenas por amor! "Com esta base", ele afirma: "Eu posso, com meu Salvador, o Seu amor divino e meu Pai, com o mesmo amor com que Ele ama." Homem prático como ele era, São João Eudes nos oferece a seguinte oração, que implementa toda a doutrina:
"Ó meu Salvador, eu me entrego a ti para unir-me a Teu eterno, infinito amor pelo Teu Pai Todo-Poderoso. Ó Pai adorável, eu ofereço-te todo o eterno,  e amor infinito do Teu Filho Jesus como um amor que é meu.
Assim como nosso Salvador amável, diz-nos: "Como o Pai me amou, também eu te amo ' (Jo 15,9), posso dizer-te:
"Ó Pai, eu te amo, como Teu Filho te ama."
Assim, podemos e devemos amar o Pai, com o infinitamente digno do amor do Filho de humildemente aceitar este presente em nossos corações miseráveis. Unindo-nos com Jesus, devemos chamar "Abba, Pai! 'Geralmente, as almas são intimidados e oprimidos por sua indignidade, pois eles não conseguem ver que é inteiramente uma questão de se colocar em Cristo, de permitir  esta união e troca de Coração.

3. Seus frutos
Na encarnação, o Filho de Deus não só procurou uma humanidade única para si mesmo, mas Ele aspirava a unir toda a humanidade em si como em uma "pessoa mística", como se utiliza o Papa Pio XII em sua encíclica sobre o Corpo Místico. Na Última Ceia, Ele rezou para todos os que nEle crêem: "[Eu] rezo para que todos sejam um, como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti, para que também eles sejam um em nós e que pode ser um, como nós somos um " (Jo 17,21. 22). Evidentemente, a principal glorificação de Deus na criação é o amor de Jesus Cristo. Assim, devemos reconhecer que esta é a razão principal pela qual Deus inclui homens e os anjos no Corpo Místico de Cristo, para que todos nssa amar e glorificar ao Pai com o amor infinitamente agradável e poderoso do Sagrado Coração. Verdadeiramente, o coração pertence a todo o corpo. No entanto por mais humilde que sejamos, como membros do Corpo Místico, como membros de Cristo, o Seu Divino Coração com todo o fogo e seu afeto é total e inteiramente nosso.
São João Eudes precede então desenhar uma nova ramificação do fato de a doação de todas as coisas em Cristo, ou seja, que o Espírito Santo foi dado a nós. O  Santo Padre João Paulo II, escreve em sua encíclica sobre o Espírito Santo (nr. 12): "[A pessoa do amor de Deus] é o Espírito Santo como o Espírito do Pai e do Filho. Pode-se dizer que, em o Espírito Santo na vida íntima de Deus uno e trino se torna totalmente dom, permuta de amor recíproco entre as Pessoas Divinas, e que através do Espírito Santo de Deus existe na forma de doação. É o Espírito Santo que é a expressão pessoal desse doação, de amor, sendo este, "o amor de Deus que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que foi dado a nós."
O Espírito, é claro, é dado como o Espírito de Cristo. No Espírito de Cristo, o Espírito Santo vivifica-nos no amor e na graça de Cristo e nos une ao Pai. No Espírito de Deus muito se torna 'presente' e 'amor', porque o Espírito foi dado a cada um de nós pessoalmente, para que possamos amar com uma força e beleza que é bom para Deus. Ao dar-nos o Espírito, o Pai tem nos dado, assim, seu amor próprio para o Filho. Não estamos, portanto, limitados em nosso amor a Jesus pela medida leve de nossos corações fracos, mas podemos afirmar o amor do Pai onipotente.
Assim, podemos rezar com S. João Eudes: 


"O Pai de Jesus, eu me entrego a ti, para ser unido ao teu eterno e infinito amor por teu Filho Amado. Ó meu Jesus, ofereço-Vos todo o eterno, ilimitado e infinito amor de teu pai, e eu ofereço a ti como um amor que é meu. " Podemos, portanto, se atreve a dizer: "Ó Jesus, eu te amo, assim como o Pai vos ama."

Esta troca perfeita do amor é possível porque, pela graça santificante não somos apenas chamados filhos de Deus, mas são realmente assim, somos um só espírito em Cristo. É por isso que nosso Senhor na oração sacerdotal para o Pai, não hesita em afirmar: "Tendes amado a eles, como vós mesmo me amou! ... Que o amor com que me amaste, esteja neles" ( Jo 17,23. 26). Esta é a maior invenção do Amor Divino, que Deus descobriu uma maneira de introduzir-nos no intercâmbio muito amoroso da Santíssima Trindade. E este é oferecido, e se realiza no e através do Sagrado Coração de Jesus. Estamos realmente valendo mais do que os pardais.
Para algumas almas estas orações são tão avassaladora, que se sentem compelidos a perguntar: "Será este o verdadeiro e doutrina tradicional da Igreja, e isso pode ser verdade? O Catecismo da Igreja Católica nos oferece uma resposta citando São João Eudes sobre esta doutrina em particular: "Eu peço que você considere que o nosso Senhor Jesus Cristo é o seu verdadeiro chefe, e que você é um de seus membros. Ele lhe pertence como o chefe pertence aos seus membros, tudo que é seu é seu: o seu espírito, seu coração, sua alma e corpo, e todas as suas faculdades. Você deve fazer uso de todos estes como se fossem seus, para servir, louvar, amar e glorificar a Deus. Você pertence a Ele, como membros pertencem a sua cabeça. E assim, Ele deseja para você usar tudo o que está em você, como se fosse o próprio, para o serviço e glória do Pai ". (CIC 1698) III.

As Chamas de Amor  do Coração de Jesus

O melhor é vir a conhecer o amor do Sagrado Coração,  o nosso amor vai saltar como uma chama, em resposta ao Seu amor. Ao invés de tentar adquirir crescimento espiritual através da ascese, que é lenta e dolorosa, devemos acender o fogo do nosso amor ao Coração de Jesus. Isto não é negar a necessidade de ascetismo; ascetismo é necessário, só deve ser inspirado pelo amor. Para este fim, queremos considerar como o Coração Eucarístico de Jesus chega até nós no amor do tabernáculo, a fim de inflamar os nossos corações com uma resposta de amor recíproco. São João Eudes compreende oito diferentes chamas de amor que saem do Coração de Nosso Senhor no sacrário, que são livremente aqui adaptado às nossas necessidades atuais.

A  primeira chama.  Cristo impele-nos a permanecer com Ele
"A chama é o primeiro amor inconcebível do Sagrado Coração de Jesus que o levou a permanecer lá constantemente dia e noite, há quase 2.000 anos, para estar sempre conosco, de modo a cumprir [sua promessa]." "Eis que Ele nos assegura:" Eu estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo " (Mt 28,20). São João Eudes, nesse sentido, entende isso como uma promessa da Eucaristia. Como ele observa, essa é uma prisão de amor. Que solidão e abandono, nunca houve uma frieza tão amante rejeitada e tão negligenciado. "Nem sequer pudestes vigiar uma hora comigo?" Por um lado - quando ele se vê no meio de amigos - é uma delícia: "Foi o meu prazer de estar com os filhos dos homens".

A Segunda chama: Reparar todas as nossas dívidas
A chama desta segunda fornalha de fogo do amor do Senhor é o nosso coração que brota e sobe para o céu a fim de pagar a nossa maior dívida. "Ele está lá [na Sua humanidade escondida] adorando, louvando e glorificando o Pai incessantemente para nós, para satisfazer ao máximo as nossas obrigações infinita de adoração, louvor e glória. Ele está sempre dando graças ao Pai por todos os corporal e espiritual dons que Ele já nos deu. " Como o autor da Carta aos Hebreus expressa: "Ele está sempre vivo para interceder por nós" (7,25).

Terceira Chama  revela a auto-imolação de Seu Amor
A chama terceira do  Coração de Cristo é a sempre renovada auto-imolação em nosso nome. Em sua paixão Ele deixou de ser feito pecado, para que possamos tornar a justiça de Deus. Cristo não apenas torna o nosso bom inúmeras omissões, mas no amor que Ele misticamente carrega o fardo de nossos pecados, para que a partir deste transbordante de graça nossa cegueira pode ser curada, a nossa dureza de coração ser amaciado, e poderá receber novamente a graça de o perdão.

A quarta Chama: dá vida e unidade à Igreja
A quarta chama do amor a partir de  eucarística de Cristo de coração é como o surgimento do Seu precioso sangue que dá vida e unidade a todo o seu corpo, a Igreja. Devemos ao  Seu Coração Eucarística o nosso amor e gratidão, não só para a nossa reconciliação com o Pai, mas precisamos também reconhecer que a unidade da Igreja, da sociedade e da família é devida à presença de nosso Senhor e amor no Santíssimo Sacramento, o sacramento da unidade.

A  quinta Chama nos assimila a Si
A quinta chama emitida do Coração Eucarístico de nosso Senhor nos assimila a Si mesmo, que é manso e humilde de coração. Pertence à natureza do fogo para transformar todas as coisas em si. O amor de Cristo é um incêndio. Aqueles que se expõem voluntariamente e suficiente para essa chama, devem ser transformados em Sua semelhança, e também provar e ver a bondade do Senhor.

A Sexta Chama Faz-nos mensageiros do seu amor
A Sexta chama que sai do seu coração no tabernáculo nos faz instrumentos e mensageiros do seu amor. Pelo ardor do amor, já não vivemos para nós mesmos, seja em que vivemos e por Cristo, que vive em nós, e faz de nós seus instrumentos de paz e reconciliação. Nós só podemos ser dignos e úteis instrumentos de reconciliação de Jesus na medida em que a sede insaciável de Cristo para a paz ea reconciliação penetrou e encheu-nos o nosso próprio coração.

O Sétima Chama nos enche com suas bênçãos
A sétima chama de seu Coração Eucarístico é a plenitude das bênçãos do Pai, o Seu amor.Como testemunhas São Pedro: "Deus enviou seu Filho, a fim de abençoá-lo." (At 3,26). Da mesma forma São Paulo atesta a experiência pessoal: "Se Deus está conosco, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, Ele não vai nos dar também todas as coisas com ele?"(Rom 8,32).

A Chama oitavo nos dá vida eterna
A chama oitava  do Sagrado Coração de Cristo no sacrário nos dá a vida eterna e nos transporta ao longo da eternidade. "Eu sou o pão vivo que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá para sempre ... Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia em " (Jo 6,51. 54).



É um fato interessante na vida da Igreja, a saber, que em perigo de morte não são necessariamente obrigados a ir à confissão, a não ser, claro, que precisam ser reconciliadas com Deus. Da mesma forma, em perigo morte não são necessariamente obrigadas a receber a Unção dos Enfermos, apesar de que seria insensato não aproveitar essa grande fonte de graça que prepara para a vida eterna. Excepcionalmente, todos os que estão morrendo são gravemente obrigados a desejar e pedir o Santo Viático, que é a última comunhão, o pão vivo para a jornada final para a vida eterna. A razão para isto reside na natureza singular da Sagrada Eucaristia. Os Sacramentos da Penitência e da Unção dos Enfermos devem ser recebidos pelo agonizante. No entanto, eles contêm apenas o poder de Cristo, enquanto Santo Viático é o substancial, o Coração do nosso Salvador Jesus Cristo. "À medida que a vida Pai me enviou, e como eu vivo por causa de [minha comunhão com] o Pai, assim aquele que Me come, também viverá por causa de MIm [sua comunhão comigo] " (Jo 6,58).




Recapitulação

Não há nada mais desejável, nem nada mais necessária a alma peregrina que um profundo amor e união com o Sagrado Coração de Jesus. Sem Ele não podemos fazer nada e sem ele nunca virá para o pai. Com ele podemos fazer todas as coisas. Agora ele está fisicamente presente e esperando por nós na Eucaristia.
O Sagrado Coração de Jesus está batendo à porta do nosso coração. Vamos abrir a porta para ele? Vamos fazer um compromisso de devoção para servi-lo com maior zelo e fidelidade? Será que vamos deixá-Lo entrar? A escolha é nossa. Aqueles que querem crescer, saber onde o Sagrado Coração de Jesus está aguardando a resposta do seu amor, e eles sabem como imitar o seu amor em sua vida diária. Vamos retomar tudo o que foi dito com um pensamento final do São João Eudes: "O Filho de Deus nos dá o seu coração não só para ser modelo e regra da nossa vida, mas também para ser o nosso coração, de modo que a dom do Coração, imenso, infinito e eterno, podemos cumprir os nossos deveres para com Deus de uma forma digna de Suas perfeições infinitas. [assim] que temos recebido de nosso Divino Salvador, o dom do Seu Coração adorável, que é a forma perfeita de cumprindo todas as nossas funções. Devemos empregar o Sagrado Coração como se fosse nosso próprio coração, para adorar a Deus apropriadamente, a amá-lo perfeitamente, e para satisfazer todas as nossas obrigações adequadamente para que a nossa homenagem eo amor pode ser digno de sua majestade suprema. eterno e infinito ser processado graças a Ti, ó bom Jesus, pelo dom infinitamente preciosa de Vosso Divino Coração. Que todos os anjos, santos e todas as criaturas te abençoe sempre! "

 
Frederico Faber. Crescimento em santidade. Burnes & Oates, de Londres.
(Sem data, dedicatória manuscrita de 1921). ch. 22, p. 365.
Suma Teológica. II-II.82, 1, c.
St. Francis de Sales. Introdução à Vida Devota. Doubleday, Image Books, Cidade Jardim, 1972.ch. 1, p.39.
St. Francis de Sales. loc. cit. ligação CH.1, p. 40.
P. Pio XII. Encíclica sobre o Sagrado Coração. N º 106
São João Eudes. O Sagrado Coração de Jesus. Kennedy, NY, 1946. p. 2. Todas as outras referências a São João Eudes, exceto se indicado, são tomadas a partir deste primeiro capítulo.
cf. São João Eudes. O Sagrado Coração de Jesus. ch. 7, pp. 31-35.
São João Eudes. Loc. Cit. P. 99.

Nenhum comentário:

Postar um comentário