quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Aos pés de Pedro...






Cheguei em Roma no dia 1º de Setembro. Um misto de alegria, saudades, medos e incertezas povoavam o meu coração: estava em Roma! "Roma Eterna dos Mártires e dos Santos" como nos ensina o Hino Pontifício.
Sentia-me como aqueles leprosos que acorriam ao Templo para esperar ansiosamente a passagem do Apóstolo para que sua sombra os tocasse e eles fossem curados! 
Naquele dia, no aeroporto de Roma, acabava de chegar o leproso, ou o cego, ou o aleijado que diferente dos de outrora não ia ficar às portas sentado a esperar Pedro passar, mas que de coração aberto queria acorrer aos pés de Pedro: "A ti corremos ó Angélico Pastor! Em ti nós vemos o doce Redentor" (Hino Pontifício) 
Neste momento nem poderia imaginar o que me esperava em Roma, como a Providência Divina tinha se encarregado de cuidar de tudo! Chegando em Roma me aguardava o Pe, James, americano, Legionário de CRISTO e meu formador. Do aeroporto fomos direto ao Seminário. Deixei minhas malas e logo sai para a Praça de São Pedro... nada de descanso... o desejo de visitar a Basílica era maior.
Quanta emoção! Cheguei ao Vaticano, o coração pulsante e vivo da Igreja de CRISTO! Ali, naquele estado tão pequeno pulsa a mais genuína fé católica! Ali, aos pés de Pedro está a Cátedra da Verdade instituída por CRISTO para iluminar os povos. “Pedro, eu orei por ti, para que a tua fé não desfaleça. Tu, uma vez convertido, confirma os teus irmãos!” (Lc 22,32ss)
Tinha ido com alguns seminaristas a procura dos Bispos Brasileiros do Regional Nordeste 3 que iam celebrar o Santo Sacrifício na Basílica Papal de Santa MARIA Maior. Fomos direto à Casa Santa Marta, local onde ficam hospedados os bispos durante a visita "Ad limina". Este foi o primeiro local que conheci no Vaticano, antes mesmo de conhecer a Basílica de São Pedro. É neste Casa que ficam os Cardeais durante o Conclave... Foi ali que Ioseph Ratzinger há alguns anos atrás entrou como cardeal e saiu como Bento XVI!
Contudo, naquela visita não encontramos os bispos já tinham saído para Santa Maria Maior. Pegamos rapidamente o metrô e fomos para a Basílica, ao chegar ficamos sabendo que os bispos já haviam celebrado... que pena!
Voltamos para a Praça de São Pedro e fomos novamente à Casa Santa Marta. Fomos recebidos por S. Ex. Dom Marco Eugênio G. Leite de Almeida, bispo diocesano de Estância - Sergipe. Conhecemos um pouco das instalações da casa e ficamos a conversar durante um bom espaço de tempo. Dom Marco nos convidou para a Santa Missa às 7 horas da Manhã junto ao túmulo de São Pedro com os bispos do regional.
Mesmo cansado da viagem, não poderia perder este momento... a primeira Santa Missa que iria participar em Roma... acordei às 5 horas da manhã e logo fomos para o Vaticano.
Antes da Santa Missa com os bispos conheci a Majestosa Basílica de São Pedro, admirei os seus altares... rezei... conheci o Embaixador do Brasil junto ao Vaticano que estava aguardando os bispos para a Santa Missa e logo vi um Sacerdote que estava a celebrar a Santa Missa na forma Extraordinária no Altar do Beatíssimo São José.
Logo após, vi a procissão dos Bispos se aproximando... apressei-me para chegar até o túmulo de São Pedro antes da procissão.
Sentei-me ao fundo e tive logo uma surpresa... o presidente da celebração era Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju, minha diocese natal!

Assim, a primeira Santa Missa que participei em Roma foi junto ao túmulo de São Pedro, na língua portuguesa e presidida pelo Arcebispo da arquidiocese de Aracaju... ainda fui convidado para proferir a leitura e o salmo. Como não ver em tudo isso os sinais amorosos de DEUS?

Como DEUS é bom! Como ELE cuida de nós!

6 comentários:

  1. Muito lindo, continue.... quero saber mais rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Meu irmãozinho....que Deus continue te iluminando...... nós te amamos....e estás sempre em nossos corações.... mãe e pai estão bem , viu? e muito felizes....quer dizer a FAMÍLIA inteira....

    ResponderExcluir
  3. Quanta felicidade saber estas notícias tuas e que Deus está tão próximo a ti, guiando-te e amando-te e o melhor de tudo, deixando que você perceba tudo o que Ele tem reservado para ti! Estou feliz por você!!!! Continue.... Também quero saber mais!!!! rsss

    ResponderExcluir
  4. Alegro-me por ti,caríssimo seminarista Wendell.Que a vossa estada na ''Cidade Eterna'',seja motivo de robustecer a fé e o incássavel amor pela ''BARCA de PEDRO'',a ''Mãe Católica''.Em teu coração o Senhor falará como em tempos remotos disse ao apóstolo:''Apascenta as minhas ovelhas!''

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS!
    QUE ESTA NOVA ETAPA DE SUA VIDA SEJA CHEIA DE GRANDES SURPRESAS E QUE A ALEGRIA E O ENTUASIASMO QUE VC ESTÁ SENTINDO AGORA, LHE ACOMPANHEM EM TODA A SUA JORNADA!

    WANDA

    ResponderExcluir