segunda-feira, 7 de maio de 2012

Viver o mês de Maio com o "olhar de Maria"




Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento - Gênova - Itália

No mês de Maio, o nosso coração se enche de grande alegria: ainda emergidos na glória da Páscoa oferecemos a Virgem Maria os nossos mais sinceros louvores.

Poderiamos nos perguntar o que poderíamos fazer para melhor cultuar a Mãe de Deus e nossa? Novenas, rosários, ladainhas, ofícios, jaculatórias, todos estas práticas são grandes jóias que poderíamos ofertar para a nossa Mãe do Céu.  O Santo Padre Bento XVI assim se expressou: “combina bem a tradição da Igreja de dedicar o mês de maio à Virgem Maria. Ela é, realmente, a mais bela flor surgida da criação, a "rosa" aparecida na plenitude do tempo, quando Deus, enviando Seu Filho, entregou ao mundo uma nova primavera. E é ao mesmo tempo a personagem principal, humilde e discreta, dos primeiros passos da comunidade cristã: Maria é seu coração espiritual, porque sua própria presença entre os discípulos é memória viva do Senhor Jesus e presente do dom de seu Espírito.”
Todas estão devoções enchem de alegria o coração da Virgem Maria e este se dilata em amor por cada um de seus filhos. Através destas práticas queremos antes de tudo louvar Àquela que fez de sua vida um constante “louvor a Deus” e que hoje como Aurora da Igreja precedente a todos os Seus filhos, na glória Celeste, em corpo e alma. Desse modo, a “Ave, Cheia de Graça” não pode realizar outro ato senão transbordar das graças de Deus atingindo todos aqueles que a Ela se dirigem, pois como afirma São Bernando: “nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado”
Entre as devoções mais belas está a prática do Santo Rosário, surgida por volta do século IX como o “saltério da Virgem Maria”, isto é, a prática de rezar uma Ave-Maria para cada um dos 150 salmos da Bíblia. Esta prática vinha a ser a forma pela qual os irmãos leigos se associavam a oração do saltério que os monges que sabiam ler rezavam em diferentes horas do dia. Contudo, foi São Bernardo de Claraval, da Ordem Cisterciense, o grande divulgador desta santa devoção, quando por volta de 1274 recebeu da Virgem Maria a missão de propagar o Santo Rosário:
"Sabes tu, meu querido Domingos, de que arma se serviu a Santíssima Trindade para reformar o mundo?" 

- Ó Senhora! respondeu ele, Vós o sabeis melhor que eu, porque depois de vosso Filho, Jesus Cristo, fostes o principal instrumento de nossa Salvação.
Ela acrescentou:  - "Sabei que a peça principal deste acontecimento foi a saudação angélica, que é o fundamento do Novo Testamento; e portanto, se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, reza meu saltério".

Com São Bernardo esta prática se difundiu enormemente em toda a Santa Igreja, sendo umas das formas de piedade mais conhecidas e praticadas. Sobre o Rosário, muitos santos e papas se pronunciam e vivivamente recomendaram a sua recitação. O Beato João Paulo II, em 2002 proclamou o “Ano do Rosário” e publicou a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, na qual afirma: O Rosário da Virgem Maria (Rosarium Virginis Mariae), que ao sopro do Espírito de Deus se foi formando gradualmente no segundo Milénio, é oração amada por numerosos Santos e estimulada pelo Magistério. Na sua simplicidade e profundidade, permanece, mesmo no terceiro Milénio recém iniciado, uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade.” (n. 01)  Para o beato, o rosário consiste na contemplação dos Mistérios de Cristo com o olhar de Maria. Em Fátima a Virgem Maria novamente propõe a recita do Rosário como uma arma para a renovação da Santa Igreja e a conversão dos pecadores: “Rezai o Terço todos os dias. Rezai, rezai muito! E fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o Inferno, por não haver quem se sacrifique e peça por elas. Quando rezardes o Terço, dizei depois de cada mistério: Ó meu bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem”.
Já o Ofício da Imaculada Conceição escrito pelo Franciscano Bernardino de Bustis no século XV, recebeu a aprovação do Papa Inocêncio XI em 1678, muito antes da proclamação do Dogma da Imaculada, em 1854 pelo Papa Pio IX; O Papa Paulo VI concedeu indulgência plenária a quem rezasse este Ofício, que foi escrito sob a forma das horas canônicas do ofício divino (liturgia das horas) porém, de forma mais curta. Este ofício contém belíssimos hinos baseados nas figuras e prefigurações da Virgem Maria no Antigo Testamento e na mais bela tradição da Igreja Católica.

Todas as devoções marianas agradam o Coração de Maria e possuem como “fim último” glorificar a Deus por meio da Santíssima Mãe. Porém, o grande desejo de Nossa Mãe Celeste é conduzir-nos ao culto de Adoração a Deus na Santa Missa, onde a Igreja se Alimenta do “Verdadeiro Corpo nascido da Virgem Maria” e no culto de Adoração ao Santíssimo Sacramento, como afirma o Beato João Paulo II, Papa: “Com efeito, Maria pode guiar-nos para o Santíssimo Sacramento porque tem uma profunda ligação com ele.” (João Paulo II, Ecclesia de Eucharistia, 53)
Dessa forma, o culto à Virgem Maria tem na Santa Missa o seu mais perfeito significado, pois ali vivenciamos como o olhar da Virgem os acontecimentos da nossa Salvação: O Verbo Encarnado que se doa totalmente no Altar da Cruz, derramando o Seu Sangue para a nossa redenção. É na Santa Missa que unimos o nosso coração ao Imaculado Coração da Virgem e unidos a Ela rezamos: “o nosso coração está em Deus!” Assim, a nossa participação ativa em tão grande acontecimento deve ser uma profunda imitação da participação da Virgem Maria, que uniu a sua vida à vida do Seu Filho Imolado: “Doa a tua vida, como Maria aos pés da Cruz”.
Assim se expressa o Beato do Totus Tuus: “Mysterium fidei! Se a Eucaristia é um mistério de fé que excede tanto a nossa inteligência que nos obriga ao mais puro abandono à palavra de Deus, ninguém melhor do que Maria pode servir-nos de apoio e guia nesta atitude de abandono. Todas as vezes que repetimos o gesto de Cristo na Última Ceia dando cumprimento ao seu mandato: « Fazei isto em memória de Mim », ao mesmo tempo acolhemos o convite que Maria nos faz para obedecermos a seu Filho sem hesitação: « Fazei o que Ele vos disser » (Jo 2, 5). (Ecclesia de Eucharistia, 54)

Ainda o Papa João Paulo II recomendou vivamente que o Santo Rosário fosse rezado diante do Santíssimo Sacramento, em adoração e contemplação diante deste mistério com o “olhar de Maria”. Nesta perpectiva, o nosso culto a Virgem Maria, através das nossas orações, rosários e ladainhas nos conduzem sempre a Jesus, ao Seu Mistério de Amor, sua Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição. Maria nos conduz a Cristo, à Igreja e aos Sacramentos. Concluimos com as sábias palavras do Papa Bento XVI, “Por isso, sempre que na liturgia eucarística nos abeiramos do corpo e do sangue de Cristo, dirigimo-nos também a Ela que, por toda a Igreja, acolheu o sacrifício de Cristo, aderindo plenamente ao mesmo. Justamente afirmaram os padres sinodais que « Maria inaugura a participação da Igreja no sacrifício do Redentor ». Ela é a Imaculada que acolhe incondicionalmente o dom de Deus, e desta forma fica associada à obra da salvação. Maria de Nazaré, ícone da Igreja nascente, é o modelo para cada um de nós saber como é chamado a acolher a doação que Jesus fez de Si mesmo na Eucaristia.” (Sacramentum Caritatis, n 33)



Por Wendell Mendonça. 

Publicado em "O Pastorinho", Brasilia, DF, Maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário