terça-feira, 11 de julho de 2017

Homilia realizada em 16 de junho de 2016 

O zelo por Tua casa me consome








Link para download do áudio: Zelo pela casa do Senhor

Trecho da homilia:

"O profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha..."
Se nós podemos resumir a pessoa de Elias em uma palavra, essa palavra é zelo. Elias é o profeta do cuidado pela casa do Senhor "O zelo pela Tua casa me consome oh Senhor dos exércitos".
350 sacerdotes de um deus falso foram destruídos pelo zelo de um só homem. O zelo de Elias consumia sua alma por causa da casa do Senhor que continha o pacto da aliança com Deus: A arca da aliança, que era apenas figura e sinal. Elias teria se ardido em fogo muito maior se ao invés da figura ele tive conhecido a realidade, o Sangue da Nova e Eterna Aliança, A Eucaristia, o sacrifício da Cruz. Elias ardeu em fogo por esta realidade que ele não conheceu e que nós vimos, tocamos, comemos e bebemos. Onde está o nosso zelo? O fogo do nosso zelo? Olhando para o mistério da nossa fé, o nosso coração arde? Não é figura, não é imagem, é real!
Como está o nosso zelo? Quando nós entramos na casa do Senhor, quem nós saudamos? Jesus ou os vizinhos ao lado? Como entramos na casa de Deus? Nós começamos a crer numa coisa assim: "Meus irmãos, venham pra Igreja, porque a Igreja é nossa casa..." Mentira! A Igreja é casa de Deus! Igreja é casa de Deus! Esta casa Ele tem por sua morada em nosso meio e até a casa de Deus nós queremos tirar. Dizem: "A Igreja pertence à comunidade", não meus irmãos, a Igreja pertence à Deus! Porque ele é nosso Pai, NOS SENTIMOS EM CASA, veja a diferença, nos sentimos COMO se estivéssemos em casa. Nós precisamos voltar a ter o zelo, o santo temor de entrar na casa do Senhor, que não é minha, não é sua, não é do padre, do bispo.
Se o zelo de Elias era para com uma figura desta realidade, o que ele (o zelo de Elias) teria feito conosco? Quando nos encontrarmos conversando, desrespeitando a casa do senhor? Ele teria feito como fez com os sacerdotes de Baal? Teria pedido "Senhor, envia fogo para devora-los"? Como anda o nosso amor? O nosso amor nós manifestamos pelos gestos de amor. Já imaginaram um casamento sem nenhum gesto de amor? Como são os nossos gestos para o Senhor? Quantas vezes nós passamos de um lado para o outro, cumprimentando e saudando e nem sequer fazemos a genoflexão diante do Senhor. UM GESTO DE AMOR... Nós entramos na igreja, saímos, nem sequer saudamos o dono da casa. 
Nós aprendemos e sabemos que na missa nós temos diversos gestos, e é o Missal  Romano que ensina, não o padre Wendell. (Aqui ele dá vários exemplos de posições que o fiel deve assumir durante a Santa Missa). Meus irmãos, isso é tão simples e tantas vezes nem isso respeitamos, são gestos que demonstram nosso amor para com nosso Deus...
Não podemos perder isso, gestos pequenos e simples que vão nos ajudar a colocar a Deus no lugar que é dEle, na nossa vida. E eu vos peço, retomem o zelo para com Deus, retomem o zelo pela Eucaristia, que não é figura, É CRISTO MESMO! 
Lembremos: Igreja, casa de Deus, lugar do encontro do homem com Deus. Deixemos que como Elias o zelo pela casa do Senhor nos devore. Quando eu entrar por aquela porta eu diga "Jesus, é casa Tua! Estas verdadeiramente presente nesse sacrário, tabernáculo do Altíssimo, porta do Céu.” Que santo temor eu tenho de me aproximar deste lugar? Casa de Deus! Porta do Céu. Esta é a Igreja de Deus, é a Eucaristia, diante da qual os infernos tremem, se põe em fuga, porque o Deus poderoso, o Senhor dos Exércitos está presente.
Que possamos redescobrir o zelo pela casa de Deus, o lugar de Deus na nossa vida. Será este zelo de Elias, esse fogo devorador, que preparará a Igreja para a volta do Filho do Homem. Que o Senhor comece a preparar a sua volta aqui, no meu coração, no seu coração, pelo zelo ardente de Elias, que ardia, se consumia pela casa do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário