domingo, 25 de julho de 2010

O Lado aberto de JESUS



O SANGUE E A ÁGUA DO CORAÇÃO DE JESUS - UM MISTÉRIO EUCARÍSTICO

Quando olhamos para a última ceia do Senhor com Seus Apóstolos, apoiando-nos no Evangelho de São João, vemos que este discípulo tão amado "estava à mesa reclinado ao Peito de JESUS" (Jo 13, 23). Foi um dos momentos culminantes na vida deste Apóstolo, poder escutar as batidas do Coração de seu Divino Mestre, num momento de intimidade sem igual, quando JESUS oferecia o dom mais sublime aos Seus amados discípulos.
O mesmo Evangelista nos narra que, após a morte de JESUS um soldado abriu este "Peito sagrado" com uma lança, "e imediatamente saiu Sangue e água (Jo 19, 35). E ainda acrescenta: "O que foi testemunha desse fato o atesta e o seu testemunho é digno de fé, e ele sabe que diz a verdade, a fim de que vós creiais. Assim se cumpriu a Escritura: ´Nenhum dos Seus ossos será quebrado´. E diz em outra parte a Escritura: Olharão para Aquele que transpassaram" (Jo 19, 36-37).
Aqui o Apóstolo fala de tal maneira de sua autoridade como testemunho ocular e sublinha que aquilo ele está transmitindo é a verdade e, portanto, quer suscitar em nós a fé. Ora, isso nos faz refletir: Porque ele dá tanto valor a este momento em que ele viu o Sangue e a água sair do Coração aberto do Senhor, e coloca neste ponto a referência à nossa fé? É interessante que ele até deixa por um momento a narração da Paixão, dirigindo-se aos seus leitores, advertindo-os à fé: "a fim de que vós creiais". Deve ter uma razão especial.
E de fato podemos ligar este momento com o mistério central da nossa fé: a Santíssima EUCARISTIA. O rito da Santa Missa prevê que o Sacerdote, logo após a consagração do vinho, adverte os fiéis: "Eis o mistério da fé!" Atrás desta advertência podemos ver a ligação com a palavra de São João: "A fim de que vós creiais!" É o mesmo mistério! É o mesmo Sangue: o que saiu do lado aberto de CRISTO, agora está presente sobre o altar, através das palavras da consagração. Estamos diante da mesma realidade, e o que São João podia ver, nós cremos.

"OLHARÃO PARA AQUELE QUE TRANSPASSARAM"

A solenidade singular com que São João narra este fato nos convida a meditar um pouco mais ainda neste momento. Ao dizer que agora se cumpriu a palavra da Escritura: "Olharão para Aquele que transpassaram" se refere a algo que chama a nossa atenção, porque olhamos para uma coisa que por qualquer motivo nos atrai ou que agrada aos nossos olhos.
Ao olhar para este Coração, notamos que foi aberto após JESUS ter "inclinado a cabeça e rendido o Espírito" (Jo 19, 30). Isto é um detalhe importante. Porque na Cruz, após ter dito Seu "Tudo está consumado" (Jo 19, 30), Ele entra no Seu repouso merecido. E neste momento, permite que um soldado abre Seu Coração, a fim de que nós também pudéssemos entrar e tomar parte de Seu repouso. Assim se cumpre a palavra: "Vinde a Mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e Eu vos aliviarei. Tomai Meu jugo sobre vós e aprendei de Mim, porque Eu sou manso e humilde de Coração e achareis o repouso para as vossas almas" (Mt 11, 28-29). Agora sabemos, o porque que JESUS anunciara "E quando Eu for levantado da Terra, atrairei todos os homens a Mim" (Jo12, 32). E não podemos muitas vezes sentir este repouso do Coração do Senhor quando ficamos silenciosamente em adoração diante do Santíssimo? Quantas vezes já se acalmou um coração aflito, gemendo debaixo de um grande peso, na presença do Senhor no Sacrário!

UMA EXPERIÊNCIA DE SANTA GERTRUDES

E neste ponto podemos admirar muito o Coração de JESUS, porque Ele está disposto e até quer compartilhar a Sua perfeição e pureza conosco. Aconteceu na vida de Santa Gertrudes, a grande mensageira do Coração de JESUS, que ela se esforçou muito para cantar com grande devoção, mas não conseguia, devido a sua fraqueza, provocada por uma doença. Então começou a pensar: "Que lucro terá este esforço que é marcado por uma inconstância tão grande? Mas em seguida JESUS Se compadeceu dela e mostrou-lhe Seu Coração dizendo: "Eis que mostro aos olhos de teu espírito o Meu dulcíssimo Coração, o instrumento da adorável TRINDADE, ao qual recomendarás confiantemente tudo o que por ti não consegues tão perfeitamente. Assim, tudo aparecerá de maneira perfeitíssima diante de Meus olhos. Porque como um servo fiel está disposto ao seu senhor em tudo, assim doravante o Meu Coração estará sempre disposto para substituir as tuas negligências".

E como a Santa assustou e se admirou que o Senhor Se tinha inclinado de tal maneira a sua miséria, JESUS veio ao encontro de sua timidez e lhe disse ainda a seguinte parábola: "Se tu tivesses uma voz muito sonora e também grande alegria no canto, mas estarias ao lado de alguém que com sua voz pesada e desafinada mal conseguiria produzir um som apesar de grandes esforços. Vendo que ele não consegue cantar a pesar de tantos esforços, não te causaria irritação que não te pede ajuda? Do mesmo modo, Meu Divino Coração que conhece a fraqueza e inconstância humanas, aguarda ansiosamente até que Lhe entregues a consumação daquilo que de ti mesma não conseguirias de maneira tão perfeita".
Portanto, devemos confiar neste Coração que é capaz de substituir todas as nossas negligências e perdoar todos os nossos pecados. Por isso é um bom costume de pedir cada noite que o Coração de JESUS aperfeiçoe cada uma das nossas obras, a fim de que diante do PAI estejam perfeitas, como se Ele mesmo as teria feito. Como modelo poderia ajudar-nos a seguinte oração:

Eterno PAI, ofereço-Vos o Sagrado Coração de Vosso FILHO JESUS CRISTO, com todo o Seu amor, Seus sofrimentos e Seus méritos, para
- expiar todos os pecados que tenho cometido neste dia e durante toda a minha vida. Glória ao PAI...
- satisfazer todas as negligências que cometi na prática do bem neste dia e durante toda a minha vida. Glória ao PAI...
- reparar as omissões do bem que deveria ter feito e não o fiz, neste dia e durante toda a minha vida. Glória ao PAI...

O LADO ABERTO DE ADÃO

Ao olhar para o Lado aberto de CRISTO, "adormecido na Cruz", nos vem a lembrança de um outro lado, que o próprio dedo de DEUS abriu: foi o de Adão no paraíso. O Genesis nos conta: "Então o Senhor DEUS mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar. E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor DEUS fez uma mulher, e levou-a para junto do homem" (Gn 2, 21-22). O CRISTO na Cruz nos revela o sentido profundo deste ato Divino no início da criação. Segundo o Antigo Testamento parece que DEUS abriu o lado de Adão somente para formar a partir da costela, a mulher. Mas contemplando mais profundamente neste fato, considerando também o Lado aberto de JESUS notamos que houve mais uma razão. Porque como todas as criaturas, também Adão, e sobretudo ele, foi criado em vista de CRISTO. Portanto, quando DEUS abriu o lado de Adão, Ele o configurou com CRISTO Crucificado. Adão precisava ter um lado aberto, para poder ser uma prefigura de CRISTO, para ser mais parecido com aquele "Modelo", conforme o qual ele foi modelado.
Há um antigo texto que a Igreja lê no Ofício das Leituras no Sábado Santo. O autor fala que CRISTO, após ter morrido, foi ao encontro de Adão e o acordou. E entre outras coisas lhe diz: "Adormeci na Cruz e por tua causa a lança penetrou no Meu Lado como Eva surgiu do teu, ao adormeceres no paraíso. Meu Lado curou a dor do teu lado". Isto quer dizer também que o Lado aberto de CRISTO deu o último sentido ao lado aberto de Adão, assim é também um modelo para nós. Poderíamos dizer que agradam a DEUS corações abertos. Precisamos pensar somente em MARIA Santíssima, a criatura mais amada por DEUS; Ela recebeu bem cedo a profecia de que uma espada transpassará a sua alma, a arte a representa muitas vezes até com sete espadas, referindo-se às suas sete dores principais.

O CORAÇÃO ABERTO DE JESUS - MODELO DE NOSSOS CORAÇÕES

Por isso, esta meditação do Lado aberto de CRISTO nos conduz para o nosso próprio coração. Perguntemo-nos uma vez como enxergamos as nossas feridas, podemos pedir que DEUS as cure, e de fato sofremos, às vezes, chagas profundíssimas que gritam por uma cura. Mas não podemos perder de vista este Coração aberto, profundamente ferido, porque neste temos o modelo como DEUS quer o nosso próprio coração. Se o próprio DEUS não Se contentou com o lado fechado de Adão no paraíso, embora que este ainda nem tivesse pecado, não precisamos também nós de um lado aberto? Afinal somos feridos pelo pecado e sofremos constantemente as inclinações para o egoísmo fechado. Se o nosso coração não fica aberto, como ele poderá amar os outros? É através da chaga que DEUS abre no nosso coração que pode sair o amor. E por isso Oda Schneider tem razão, quando diz que no céu só haverá corações abertos, sacrificados no amor.
Mas o Coração aberto de JESUS na Cruz é um modelo também para os Santos Anjos. Como JESUS nos amou até o fim, assim eles também querem amar-nos sem reservas, até as últimas conseqüências. O Coração do Senhor é o grande modelo que eles imitam, especialmente quando exercem o serviço de Anjo da Guarda. Aquilo que para nós muitas vezes é considerada como pedra de tropeço, para o Anjo é pedra preciosíssima; o que para nós causa queixas e lamentações, no Anjo causa júbilo e alegria, porque ele vê nisso o caminho de tornar-se mais semelhante ao seu Divino Senhor e Mestre.
Por isso queremos também tomar o Coração aberto do Senhor como modelo e recorrer a ele. Nele podemos depositar tudo o que nos pesa, nele sempre acharemos uma porta aberta para as nossas necessidades, um refúgio seguro em nossas tribulações. Nele poderemos experimentar delícias celestes, sobretudo quando o recebemos na sagrada Comunhão. E talvez seja este Coração, presente na Sagrada EUCARISTIA, aquele lugar para onde o nosso Santo Anjo da Guarda mais quer conduzir-nos. Terminemos com uma oração dirigida à santa Lança, que exprime de maneira muito bela o fato maravilhoso que temos acesso ao íntimo do Divino Coração:

Salve, Lança santíssima, santificada pelo Precioso Sangue de meu Senhor, JESUS CRISTO. Tu nos abriste o caminho da vida, quando abriste o Lado de CRISTO, o momento em que foste santificado pela água e pelo Sangue do lado. Ó JESUS, eu imploro, pela chaga de Vosso lado, o acesso ao Vosso sacratíssimo Coração, para entrar no âmago de Vosso amor Divino. Para esta chaga me refugio como para um trono de força, e lá desejo abrigar-me, no lugar do repouso. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário