Por Wendell Mendonça
Joos van Wassenhove, A Instituição da Eucaristia (1473-75, Galleria Nazionale delle Marche, Urbino).
Mas Jesus Cristo e a Igreja desejam que todos os fiéis cristãos se aproximem diariamente do sagrado festim,principalmente para que, unidos com Deus por meiodos Sacramentos, ganhem forças para refrear as paixões, se purifiquem das culpas leves cotidianas e impeçam os pecados graves a que está exposta afragilidade humana; não precisamente para honra e veneração de Deus, e recompensa ou prêmio conferido às virtudes dos que o recebem.
Atualmente, a prática da comunhão diária é realizada por diversos leigos e comunidades religiosas. Contudo, a Santa Madre Igreja concede a possibilidade de comungar uma segunda vez em alguns casos, de acordo com o Código de Direito Canônico, número 917:
Quem já recebeu a santíssima Eucaristia pode recebê-la no mesmo dia, somente dentro da celebração eucarística em que participa, salva a prescrição do cânon 921 §2.(perigo de morte)
De acordo com esta legislação o leigo que estiver em estado de graça e cumprir com as próprias disposições para receber a Sagrada Comunhão poderá recebê-la até duas vezes levando em consideração que a comunhão deve ser recebida durante a Santa Missa.
Quem foi a uma Celebração da Palavra ou Culto Eucarístico fora da Missa e recebeu a Sagrada Eucaristia poderá recebê-la uma outra vez no mesmo dia se participar de uma Santa Missa. Entretanto se um fiel for a uma Santa Missa e no mesmo dia participar de uma Celebração da Palavra não poderá receber a Sagrada Comunhão uma outra vez, visto que a distribuição da Santa Eucaristia fora da Santa Missa tem o objetivo de levar Jesus Eucarístico àqueles que por algum motivo sério não pode estar na Santa Missa.
Somente em caso de perigo de morte, o doente pode receber o Viático mesmo que já tenha recebido a sagrada Comunhão fora da Santa Missa, neste caso podemos até mesmo aplicar aos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, que mesmo presidindo a celebração do Culto Eucarístico fora da Santa Missa, só podem receber a Sagrada Eucaristia na celebração se ainda não a recebeu durante a Santa Missa, caso já tenha ido a uma Missa e tenha comungado não deve comungar uma outra vez no culto.
Já no caso do sacerdote, este tem a obrigação de comungar em cada Santa Missa que celebra, pois na comunhão do sacerdote se consuma o sacrifício de Cristo, que é oferta, imolação e comunhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário